.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
BAIXIO VIADUTO CASTELO BRANCO
PROJETO VENCEDOR | CONCURSO NACIONAL INTERVENÇÃO BAIXIOS DE VIADUTO
BELO HORIZONTE . MG . BRASIL

A seguinte proposta busca integrar o baixio do viaduto com o entorno, transformando as vias adjacentes que hoje servem de retorno para os veículos e que retalham este local, em um único calçadão. Aumenta-se assim a área para pedestres e permite o espraiamento da intervenção, concomitantemente à busca da configuração de um novo território. A soma das diversas ilhas que resultavam do desenho viário foram integradas de forma a aumentar o terreno para receber a instalação e criar área para vazão e circulação de pedestres criada pelos usos propostos. Como medida para evitar a segregação desse novo território foi modificado o acesso da escada que conecta a Avenida dos Andradas à passarela do viaduto, direcionando o fluxo para a praça da Rua dos Tamoios.


A proposta se estrutura no reconhecimento das atividades existentes como a concentração de carroceiros, catadores e moradores de rua, e disponibiliza equipamentos de apoio à população em situação de rua, para dessa forma ressignificar a imagem do local.
A intervenção com elementos industrializados tal como os containers, possibilita sua readequação conforme as necessidades de um território passível de constantes mudanças e facilitará a execução do conjunto, uma vez que segue medidas padronizadas internacionalmente (os containers utilizados no projeto medem C 6,06m x L 2,44m x H 2,59m) e são modulares devido a sua natureza industrial, reduzindo custos de mão de obra e de compra, característica dada também pela sua produção industrializada. Além de agilizar a implantação da proposta, o uso de containers oferece flexibilidade para se alterar a organização e o tamanho do conjunto, sendo facilmente ampliado ou diminuído com a adição ou subtração de um container e permitindo também o transporte para outras áreas similares, ou que apresentem as condições mínimas para recebê-lo.