ENTRE Arquitetos . Pinheiros . São Paulo . SP . Brasil 

BRINQUEDOTECA ITINERANTE

PROJETO VENCEDOR | CONCURSO IAB INICIATIVA SOLVIN

SÃO PAULO . SP . BRASIL

A Brinquedoteca Itinerante parte de um conceito de sustentabilidade que implica em questões onde abrange além da materialidade e da abordagem energética, aspectos sociais, com a disseminação de espaços para a recreação, educação e inclusão cultural à criança. O projeto é constituído por placas de PVC e estruturado por perfis do mesmo material, e, sendo um produto leve comparado aos materiais mais usuais na construção civil, sua utilização em uma arquitetura efêmera se faz pertinente no que diz respeito ao transporte do objeto. Quando fechado, possui dimensões de 5,10m x 2,50m, facilitando seu deslocamento. 

A modulação é aplicada de forma a possibilitar  expansão e retração do bloco matriz a partir de outros dois blocos menores, podendo triplicar sua área inicial, e agrega assim um caráter flexível ao projeto.

Ao consolidar o objeto como uma proposta itinerante, este tem a possibilidade de se tornar um referencial por determinado tempo no local implantado. Dessa forma, com sua linguagem arquitetônica muda-se a imagem do cotidiano do local onde é instalado, e o objeto pode adquirir valor no imaginário social, com possibilidade de requalificar áreas socialmente e culturalmente carentes.

 

FICHA TÉCNICA

local: São Paulo . SP . Brasil   |   ano produção: 2008   |   cliente: Concurso Iniciativa Solvin IAB

autores: Alecsander Gonçalves, Daniele de Souza, Mônica Moreira e Vinícius Capella   |   consultoria: dra. Marta Bogéa

PUBLICAÇÕES

revista digital