A Brinquedoteca Itinerante parte de um conceito de sustentabilidade que implica em questões onde abrange além da materialidade e da abordagem energética, aspectos sociais, com a disseminação de espaços para a recreação, educação e inclusão cultural à criança. O projeto é constituído por placas de PVC e estruturado por perfis do mesmo material, e, sendo um produto leve comparado aos materiais mais usuais na construção civil, sua utilização em uma arquitetura efêmera se faz pertinente no que diz respeito ao transporte do objeto. Quando fechado, possui dimensões de 5,10m x 2,50m, facilitando seu deslocamento.
O partido do projeto foi integrar os ambientes de forma a aumentar a claridade e amplitude visual através de um único elemento organizador: uma estante central em chapa metálica de 3mm desenhada para receber múltiplas funções. Expositor de objetos pessoais para a sala, assentos para a mesa de jantar, e armários que ora ficam voltados para a cozinha ora se voltam para o quarto principal, buscando a partir de um gesto único resolver as necessidades dos ambientes.
A estante possui um desenho minimalista a fim de potencializar a exibição dos objetos pessoais do morador tornando-se um aparato de memória, que gradualmente se transforma ao longo do tempo.
FICHA TÉCNICA
local: São Paulo . SP . Brasil | ano produção: 2008 | cliente: Concurso Iniciativa Solvin IAB
autores: Alecsander Gonçalves, Daniele de Souza, Mônica Moreira e Vinícius Capella | consultoria: dra. Marta Bogéa