ENTRE Arquitetos . Pinheiros . São Paulo . SP . Brasil 

RESIDÊNCIA E ESTÚDIO DE TATUAGEM

SÃO PAULO . SP . BRASIL

ÁREA 200m²

 

O projeto da residência surge para atender as necessidades de um jovem casal, artistas visuais, que gostariam de ter a casa com espaços interligados na intenção de ampliar os ambientes e também para receber amigos. Com práticas profissionais como tatuador, veio a solicitação de um estúdio para tatuar de forma que interagisse com espaços externos da residência, porém mantivesse a privacidade dos ambientes destinados à moradia.

A partir de um núcleo central que abriga o estúdio de tatuagem no térreo e o quarto principal acima, esse núcleo é inteiramente desenvolvido por elementos pré-fabricados, de forma a diminuir desperdícios de material e simplificar a logística da obra. Esse núcleo conforma o espaço coletivo e aberto destinado à tatuagem  e  ao  half  pipe,  além  de  organizar  o  espaço  privativo  e  social   da

residência, que se integra visualmente ao quarto principal por meio de um pé-direito duplo. O quarto recebe um fechamento externo em chapas metálicas perfuradas e sobrepostas, de forma a criar um filtro solar que também gera um efeito óptico moiré, que interage sensorialmente com o usuário logo na sua chegada, conforme este se desloca pelo espaço.

A valorização de áreas externas arborizadas e cobertura vegetável se deve ao dia-a-dia dos futuros moradores que possuem o hábito do cultivo orgânico de diversas plantas. Dessa forma, toda a cobertura é destinada ao plantio, apropriando-se ao fato que essa cobertura vegetável ira ampliar a inércia térmica da residência e captar parte da água pluvial, tendo assim um edifício com um mínimo de impacto ambiental.

FICHA TÉCNICA

local: São Paulo . SP .  Brasil   |   área: 200m²   |   projeto: 2016   |  cliente: www.nightmaretattoo.com

autores: Daniele Capella e Vinícius Capella

equipe: Daniele Capella, Vinícius Capella e Jéssica Dittrich